sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Trabalho de Fisica - Aristoteles

Escola Técnica do Vale do Itajaí – ETEVI

Coordenador: Victor Nunes.

Professora: Thais Mariane Biembengut.

Alunas: Joice Carine Poffo e Camila Cristina Meurer. 1º E



ARISTÓTELES


  • Aristóteles foi aluno de Platão e professor de Alexandre o grande.

  • No campo da mecânica, as considerações de Aristóteles sobre o movimento dos corpos foram objeto de extensos estudos e debates, no período que vai do final do século XII até Galileu.

  • Para Aristóteles um corpo só pode permanecer em movimento se existir alguma força sobre ele, assim, se a força parar o corpo também para, mas esta idéia só foi aceita até o Renascimento.

  • Para Aristóteles, todo movimento é uma mudança e como tal, não pode ocorrer sem a ação de uma força motora. Dessa maneira, criou, diferenciou dois tipos de movimentos:
    1. Natural: resultado da escolha dos elementos que compõem um corpo de atingir seu lugar natural.
    2. Violento: resultado de ações de forças externas. Imposto por forças que empurram ou puxam os corpos

  • Aristóteles não considerou o atrito em seus experimentos e suas “leis”.

  • Aristóteles afirmou que por trás de cada movimento deve existir uma serie de eventos que provocou o movimento que vemos acontecendo.
  • Aristóteles afirmou que essa serie de eventos deve retornar a algo que se move, mas é em si mesmo imóvel. Isto é referido como principal motor.

  • Aristóteles define o movimento como passagem de potência a ato, identificando o movimento como: deslocamento no espaço; como mudança ou alteração de uma natureza; como crescimento e diminuição; e como geração e corrupção (destruição).

  • Para Aristóteles o movimento era muito mais que sai do ponto A para o B. Movimento também inclui a mudança, o crescimento, fusão, refrigeração, aquecimento, etc.

  • Erico Berti - as razoes de Aristóteles, sita no livro:

Com o efeito, das coisas produtíveis, o principio esta naquele que produz, isto é, a inteligência ou a arte ou outra capacidade qualquer, enquanto das coisas praticáveis ele esta naquele que age, ou seja, a escolha, visto que o que é objeto de ação coincide com o que é objeto de escolha. De modo que, se toda racionalidade é ou prática ou poética ou teórica, a física será uma [racionalidade] teorética, mas teorética sobre um tal que é capaz de mover- se, sobre a substancia que é segundo a forma geral, não aquela que é apenas separada.

- Aristóteles quis dizer que o principio está naquele que produziu algo, que criou, quis dizer que a inteligência, a idéia, e o inicio foi feito pelo produtor da ação.


  • Aristóteles não tinha consciência da importância da medição da velocidade e da temperatura

  • Não pode haver movimento sem força, força e velocidade são proporcionais.

  • Aristóteles não fez experimentos para explicar suas “leis”.

Força gravitacional:


O que mantem os corpos presos a terra é a força gravitaconal que se encontra no centro da mesma.










Inércia:


Dentre todas as teorias que explicavam os movimentos dos corpos, a que durou por vários sécul

os foi à teoria de Aristóteles.

Segundo essa teoria, um corpo só permaneceria em movimento se fosse constantemente aplicada sobre ele uma força, mas sua teoria estava errada.






Dinâmica:


Em dinâmica, força é uma grandeza vetorial responsável pela variação de velocidade (aceleração) nos corpos.

Esta relação entre força e movimento primeiramente foi introduzida por Aristóteles, que apresentou uma teoria a onde afirmava, entre outras coisas, que para ha

ver movimento, seria necessária a ação contínua de uma força.


  • Movimentos naturais:
    1. Aristóteles fazia muitos estudos em torno dos quatro elementos: terra, água, fogo e ar.
    2. O lugar natural da terra e da água (por serem pesados) é embaixo. Assim, eles tendem a se mover para baixo. Por ser mais leve (menos densa) do que a terra, o lugar natural da água é sobre a terra.
    3. O lugar natural do fogo e do ar (por serem leve s) é em cima. Por isso eles tendem a se mover para cima. Por ser mais leve do que o ar, o fogo procura o seu lugar natural que é acima do ar.




Um comentário: